A Secretaria Estadual de Saúde (SES) iniciou a campanha de conscientização sobre tuberculose. As atividades educativas começam no Centro de Referência à População de Rua, no bairro da Boa Vista e no presídio Aníbal Bruno. Os locais foram escolhidos por abrigarem um público considerado mais vulnerável à doença.

Até a próxima sexta-feira, haverá distribuição de material educativo nos terminais integrados de passageiros do Cabo, Jaboatão, Paulista, Camaragibe e Olinda.

Com o lema “Está na hora de se tratar, Tuberculose pode matar”, a campanha busca identificar os sintomáticos respiratórios (SR), pessoas com tosse há três semanas ou mais e divulgar e orientar sobre os sinais e sintomas da doença, favorecendo o diagnóstico precoce e propiciando acesso ao tratamento adequado em tempo hábil.

Em 2012, Pernambuco estava no 3º lugar em incidência e o 2º em taxa de mortalidade, no Brasil. Ainda em 2012, o Estado notificou 4.671 casos novos, sendo 1.601 casos novos na capital.

Exames e materiais educativos estão sendo disponibilizados para a população de Camaragibe nos postos de saúde e escolas da cidade.